quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Atualização Mensal - Setembro 2015

Setembro sem novidades, o mês foi bem menos ruim que agosto, mesmo assim tive um rendimento negativo.

Fiz compras em todas as minhas aplicações, a maior parte do aporte foi destinado a renda fixa, continuo com a mesma estrategia no TD e Poupança e FIRF. Transferindo da Poupança para o TD e para o FIRF.

Na renda variável aportei pouco, comprei BOVA11, DIVO11 e PIBB11, uma parte da compra foi no fracionário, como a quantidade deles não era um valor de lote padrão decidi comprar no fracionário pra deixa-los como um lote facilitando quando eu for vender, uma corretagem apenas.

Outubro pretendo comprar ações e/ou FII, vai depender dos preços, ainda estou em dúvida se continuo aportando em ETFs baixando o meu PM ou deixo elas para lá e fico esperando uma alta para eu poder vende-las.

As vezes fico pensando em deixar em investir no mercado financeiro e investir em algo mais concreto, um imóvel, na atual situação do país fico com medo com que pode acontecer. Essa semana vi um excelente texto no blog do corey, retratou bem o que venho sentido em relação aos meus investimentos, claro que pode ser também um certo desanimo devido as rentabilidades negativas. De toda forma fiquei pensando no assunto.

Total do Aporte:
Poupança: R$ -3.131,97
FIRF: R$ 1.000,00
Tesouro Direto: R$ 4.188,07
ETF: R$ 1.084,24
FIA: R$ 200,00




Até mais Investidores!

7 comentários:

  1. Belo capital zé! Você pretende ter quanto de renda passiva pra chegar na if?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara ta aí uma coisa que eu ainda não pensei, não planejei e sinceramente não sei como calcular essa renda.
      Como falei, não tenho uma meta estipulada, pretendo no momento usar meu salario para investir, e usar o dinheiro dos rendimentos para viver, para o dia a dia, assim quanto mais disciplinado nas aplicações mais rendimentos será gerado e consequentemente mais dinheiro para eu viver.
      Mas tentando responder sua pergunta, acredito que hoje uma renda passiva a partir de 10k daria para eu viver mais tranquilo, sem levar em conta o meu salario, apenas a renda fruto dos investimentos.

      E sobre o meu capital eu comecei de pouco de 2k em 2k, sem dúvida você chegara lá também, quando você menos esperar vai ter três dígitos.

      Abraços.

      Excluir
    2. Pois é zé, tudo depende da renda passiva que queremos ter.
      Por exemplo, alguém que acumule 600k, quer largar
      o trabalho e tenha um ganho mensal com esse capital de 4k, e reaplique 2 k a mínimos 8% ao ano, Terá mais de 1 milhão em 5 anos. Claro, sem levarmos em conta
      a inflação, mas as 4 casas terá. Se essa pessoa aplicar em títulos
      pré fixados ou indexados ao ipca + inflação, chega no milhão muito antes
      dos 5 anos. Hoje Pré fixados estão pagando até 12,13% líquidos anuais.
      Se a pessoa consegue viver com 2 k...

      Excluir
    3. Uma coisa que eu percebi foi que quanto mais eu ganho dinheiro, quanto mais aumenta meu salario eu aumento minhas despesas, sou uma pessoa controlada e sempre panejo minhas despesas, acontece antes eu tinha uma despesa mensal de 500,00, hoje mesmo morando com meus pais, solteiro e sem filhos, tenho uma despesas de cerca de 1,5k, por isso acho que fica um pouco difícil você determinar um valor para você viver de renda, particularmente acho pouco uma renda de 2k.

      Excluir
  2. Zé, porque você mantém tanta grana na poupança? No momento existem excelentes opções, ou quer se manter líquido?
    Continue aportando, não há outro caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CF,
      A razão de eu manter a maior parte dos meus investimentos na Poupança é porque quando eu comecei a investir, na verdade a acumular eu sempre depositava na Poupança, esse ano foi que eu comecei a de fato investir em outras opções
      Com o tempo eu vou transferindo da poupança para outras aplicações, mas também vou deixar um valor considerado nela como uma reserva de emergência ou reserva de oportunidade, cerca de 50k.

      Abraço.

      Excluir
  3. Em 2008 sofri com a bolsa e fiquei meio traumatizado, como já via investindo um pouco em imóvel resolvi aportar tudo só nisso, aos pouquinhos estou conseguindo acumular uma renda passiva. Acredito que dentro de 3 ou 4 anos atinja 10k, a qual com a inflação deve corresponder a 8k. Juntando com o salário dará para curtir um pouquinho com a família.

    ResponderExcluir