Abril foi ótimo mês, não tao bom quanto março, mas foi um bom mês. Fiz um bom aporte no Tesouro Direto, dinheiro da venda de dois ETFs, agora só estou com o PIBB11, ainda não decidir se vendo e aplico em FII para ter ao menos o dinheiro das despesas bancarias (corretagem, taxa de negociação...) ou se permaneço com ele e aos poucos vou fazendo aportes.
Mas o melhor do mês de Abril foi o FIA, finalmente encerrei, e o melhor não saí no prejuízo, na verdade tive um pequeno lucro. O fato de encerrar o FIA me deixou bastante aliviado, foi um investimento que me arrependi muito.
Como já tinha falado algumas vezes, por mais que estudemos investimentos, que façamos projeções e tal, você só aprende na pratica, com experiencia. O que aprendi com isso é que FIA só vale a pena se você não pretende abrir conta em corretora e que aplicaçoes, principalmente em renda variável, que possua cota de aplicação D+1 e cota de resgate D+1, ou qualquer coisa igual ou maior que isso não vale a pena, princialmente em um país como o Brasil onde em questão de minutos a situação politica e econômica pode mudar.
Se você ta disposto a abrir uma conta em uma corretora mas não sabe que acoes escolher, o melhor a fazer é comprar ETF, agora se você não quer mesmo abrir uma conta em corretora e gostaria de investir em renda variável através de fundos de seu banco, escolha um fundo que siga um índice e se conseguir um que seja ao menos D+0 no resgate.
Olá ZR,
ResponderExcluirETF são uma excelente forma de diversificar, comprando todo o índice com menos corretagens (uma só na verdade), e servem bem para a fase inicial de acúmulo, até que o investidor tenha capital p/ comprar entre 20 a 30 ações, diversificando o seu portfólio).
Os problemas: No índice entram ações de empresas com péssimos fundamentos, a tributação do imposto de renda (20%) sobre o lucro, e o que eu acho pior mesmo é: Não distribui os dividendos ao investidor, apesar de aplica-los na cotação do ETF.
Independente do valor, eu penso que se você não se sente bem num investimento, o melhor é desfazer dele sem olhar se ficou no prejuízo ou lucro, e investir onde você tem mais confiança e fica satisfeito.
Em resumo, patrimônio subindo, e é isto que vale ao final!
Muito bom o crescimento.
Abraço
Olá Viver de construção,
ExcluirConcordo com você em relação a ETF, acho que o melhor do ETF é ele englobar varias ações de uma vez só, mesmo que nesse meio entre ações não tao boas, mesmo assim acho bom para começar e principalmente para aqueles investidores que aplicam no All in One, acho que ETF é ideal para isso.
Infelizmente possuem desvantagens, embora acredito que as vantagens compensem as desvantagens, também acho que a maior desvantagem é não pagar dividendos.
Hoje me sinto bem investindo em ETF, bem diferente do FIA que felizmente encerrei, se o ETF subir eu posso vender, se cair muito posso aumentar minha posição já que estou aumentando a posição em diversas empresas de uma só vez e mesmo que uma empresa apresente uma queda grande não são todas, estou diversificado.
Agora uma dúvida, o imposto de renda sobre o lucro é 20% ou 15%? Eu sempre pensei que fosse 15%.
Abraços.
Estou meio por fora ZR, nos FIIs e 20%, acoes acho que e 15% mesmo. Abraco
Excluir